Hora local: 10:20
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Câmara Municipal do Marco de Canaveses distinguiu com a Medalha de Honra do Município Sua Excelência Reverendíssima D. Manuel Clemente – Bispo do Porto

Cerimónia de entrega da Medalha de Honra do Município a D. Manuel Clemente – Bispo do Porto
2010/10/15

Recebido nos Paços do Concelho com uma actuação da Escola de Balet da "Artâmega", Academia das Artes do Marco de Canaveses, D. Manuel Clemente dirigiu-se ao Gabinete do Presidente da Câmara onde assinou o livro de honra do Município e foi presenteado com a obra "Perspectivas", que ilustra a história do Concelho Marcoense.

O Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Dr. Manuel Moreira, assinou a proposta ratificada em reunião de Câmara em Junho passado, atribuindo a medalha de honra do Município ao Bispo do Porto D Manuel Clemente; "como reconhecimento da sua intensa actividade pastoral e dedicação na promoção da solidariedade social", afirmou o Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, no seu discurso, justificando "entendo ser de toda a justiça, o reconhecimento pelo forte empenho que coloca nas causas que abraça".

Lembrou ainda o Dr. Manuel Moreira que "D. Manuel Clemente foi distinguido em 2009 com o Prémio Pessoa, cujo galardão pretende "reconhecer a actividade de pessoas portuguesas com papel significativo na vida cultural e científica do país", inspirando-se no nome do português com "maior irradiação cultural neste século, Fernando Pessoa".

Nomeado Bispo do Porto em 22 de Fevereiro de 2007, tomou posse a 24 de Março sendo a Entrada Solene na Diocese a 25 de Março do mesmo ano.
O Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses Dr. Manuel Moreira, propôs ainda que, " Sua Excelência Reverendíssima o Bispo do Porto, D. Manuel José Macário do Nascimento Clemente, seja concedido o título de Cidadão Honorário do Marco de Canaveses".

O Dr. Manuel Moreira lembrou que a atribuição da medalha de honra do município do Marco de Canaveses tinha apenas sido atribuída por duas vezes, esclarecendo, "primeiro ao Dr. Jorge Sampaio, na sua qualidade de Presidente da República que pela primeira vez oficialmente o concelho do Marco de Canaveses, em Novembro de 2005, 3 semanas depois do acto de posse da nova Câmara Municipal, e ao actual Presidente da República, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva, que já por duas vezes nos honrou com a sua visita. Sua Excelência é a terceira personalidade a merecer esta distinção, que muito nos honra."

Depois de ter recebido a distinção das mãos do Presidente da Câmara do Marco de Canaveses, D. Manuel Clemente, fez questão de agradecer a distinção, afirmando desde logo; "È uma enorme honra receber esta distinção, que muito agradeço" lembrando de imediato as suas fortes ligações ao Marco de Canaveses, "É verdade que tenho por esta terra um enorme carinho, muito especial mesmo, pela afinidade que tenho com esta terra, onde tenho familiares a viver, e que por isso me deslocava com alguma frequência, aqui a Marco de Canaveses, pois na freguesia de Tabuado tenho um irmão que aqui casou e aqui vive". D. Manuel Clemente afirmou, "tenho o Marco de Canaveses no coração"!

O Bispo do Porto, fez ainda questão de realçar, "Esta distinção foi-me atribuída a mim, mas quero dividi-la com todos os sacerdotes da diocese, e muito especialmente para com todos os Párocos do Marco, pelo excelente trabalho pastoral que aqui tem desenvolvido, não esquecendo aqueles que outrora desempenharam estas funções".

Após a cerimónia D. Manuel Clemente dirigiu-se para Tongobriga, a Cidade Romana, que durante este ano tem vindo a assinalar os 30 anos de Escavações Arqueológicas, participando à noite na Conferência; "A CONFORMAÇÃO DO HOMEM", no auditório da Igreja de Santa Maria, promovida pela Associação dos Amigos de Tongobriga.

Veja aqui a intervenção do Dr. Manuel Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

Outras notícias