Hora local: 19:14
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Apresentação de roteiros turísticos: «Destino Marco»

2011/07/27

Realizou-se, hoje, nas instalações do Centro de Formação Multiformactiva, a apresentação institucional de roteiros turísticos para o Concelho do Marco de Canaveses. Uma proposta conduzida por 18 formandos do Curso EFA Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural - Sec. 3 - Tipo A, no âmbito da III Actividade Integradora «Destino Marco», que pretende divulgar o potencial turístico Concelhio e da Região.

Esta iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, da Vereadora com o Pelouro do Turismo e da Educação, Gorete Monteiro, bem como dos representantes das entidades patrocinadoras da actividade.

Os formandos exibiram um vídeo promocional, com excelentes e apelativas imagens do Concelho do Marco de Canaveses, convidando o visitante a uma estadia acolhedora e inesquecível. Foram depois apresentadas três sugestões de experiências turísticas para um, dois e três dias em terras de Canaveses.

«Marco de Canaveses: Cantos e Encantos», «Quer um Conselho? Descubra o Concelho de Marco de Canaveses» e «Marco Sentido» são os roteiros turísticos elaborados por estes 18 formandos do Curso EFA Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural, que seleccionaram um conjunto de locais para que «o visitante possa apreciar a história, o património natural e arquitectónico, o artesanato, a gastronomia e a doçaria tradicionais, os vinhos verdes, sem esquecer as tradições e a hospitalidade do povo de Marco de Canaveses».

Cidália Nunes, mediadora do Curso, agradeceu a presença de todos os convidados e elogiou «o empenho e a dedicação dos formandos na realização deste projecto meritório, fruto do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos meses de formação. Roteiros sugestivos que foram já divulgados durante as Festas do Marco, no stand da Câmara Municipal e que estarão agora também disponíveis nos Postos de Turismo do Concelho, como complemento orientador para uma experiência turística memorável». Cidália Nunes terminou com uma palavra de agradecimento «a todas as pessoas que tornaram possível este projecto, nomeadamente a Câmara Municipal e os patrocinadores».

Usando da palavra, o Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, realçou a qualidade do projecto e a iniciativa dos formandos da Multiformactiva. «É disto que o Marco precisa, de novas ideias, de parcerias e de concertação de vontades para que a nossa terra, Marco de Canaveses, seja cada vez mais um Município que vale a pena visitar, um destino turístico de referência na Região. Esta é uma missão que se faz não com um homem só, mas com todos», reforçando que «temos, de facto, os elementos necessários para que a aposta na vertente turística seja um sucesso: paisagens fantásticas, dois rios internacionais - o Douro e o Tâmega -, serras, uma gastronomia e doçaria deliciosas, os vinhos verdes da Rota dos Vinhos do Marco, a cidade romana de Tongobriga, os monumentos históricos e religiosos do barroco e do românico, o nosso artesanato e o granito, museus». Indicadores fortes e sustentáveis que «mereciam um maior investimento privado para fomentar estes potenciais turísticos, dotando o Concelho do Marco de Canaveses com mais e melhores infraestruturas, nomeadamente hotéis que possam bem receber os nossos visitantes e, por outro lado, empregar mais marcoenses», sublinhou Manuel Moreira.

O Autarca terminou referindo que «é bom ver que os marcoenses continuam a acreditar nas suas capacidades e na sua valorização, pois a aposta na Educação e na Formação é, sem dúvida, o caminho para paralelamente aos locais de interesse a visitar, desenvolvermos um turismo de qualidade e de excelência, com recursos humanos especializados e preparados para um Marco do futuro».

Outras notícias