A melhoria das condições das vias levado a cabo por todo o concelho implica igual esforço e investimento em condições de segurança rodoviária. Desta necessidade resultam duas empreitadas, uma para colocação de guardas de segurança e outra para marcação da sinalização horizontal em dezenas de estadas em todas as freguesias, cujo investimento soma praticamente 220 mil euros.
Sinalização Horizontal
A pintura de cerca de 110 passadeiras e barras de paragem, 24 bandas cromáticas, 75 quilómetros de linha de eixo e 47 de linhas de guia equivale a um investimento de 64 mil euros. Os trabalhos incluem a reabilitação das pinturas desgastadas e aplicação de pinturas em vias recentemente pavimentadas.
Guardas de Segurança
Na colocação de guardas de segurança, incluindo proteção de motociclistas, numa extensão aproximada de 3,5 quilómetros, em nove das principais estradas municipais que abrangem sete freguesias, a Autarquia investiu 155 mil euros.
“Tratam-se de medidas cujos relatórios técnicos há algum tempo identificavam a necessidade, pelo que é dever do Executivo implementá-las e garantir a segurança rodoviárias dos condutores”, diz Mário Bruno Magalhães.
O Vice-presidente da Câmara e titular do Pelouro do Urbanismo e Obras Públicas, lembra no entanto que “estamos a falar de vias de comunicação utilizadas diariamente por milhares de automobilistas e peões, por isso a nossa atenção deve ser redobrada”, sem no entanto deixar de lembrar que “por mais medidas preventivas que possamos implementar, o papel mais importante é dos automobilistas e dos peões, que devem adotar comportamentos responsáveis” alerta Mário Bruno.