Foi assinado ontem, no dia 6 de maio, um protocolo entre a Câmara Municipal do Marco de Canaveses e o Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto (NEFUP) para a divulgão das contradanças e quadrilhas desta região, dado o seu valor patrimonial único.

O NEFUP é uma associação de estudantes e antigos estudantes, desta Universidade, que se dedica à recolha e divulgação etnográfica, quer através da apresentação de espetáculos temáticos, quer através da implementação de projetos de investigação nesta área.

Esta Associação está a desenvolver, no ano de 2019, o projeto “As contradanças e quadrilhas enquanto património cultural imaterial na região duriense”, que foi um dos vencedores do programa EDP Tradições.

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses consciente do importante contributo deste projeto na preservação do património imaterial e do preponderante papel desempenhado pelos Grupos Folclóricos do Concelho, estabeleceu com o NEFUP um protocolo, com vista ao desenvolvimento de relações de cooperação.

A assinatura do protocolo decorreu no Auditório Municipal Prof. Emília Monteiro, onde estiverem presentes dirigentes de grande parte dos ranchos e grupos de folclore do concelho.