A Câmara Municipal do Marco de Canaveses, através de uma empresa privada de telecomunicações, está a realizar um Serviço de Teleassistência dirigido aos seniores, por um período de três meses. Trata-se de um projeto-piloto, que iniciou em março, a decorrer em três Instituições Particulares de Solidariedade Social, nomeadamente o Centro Social e Paroquial de Favões, o Centro Social de São Martinho de Soalhães e o Centro Social de Vila Boa de Quires, abrangendo um total de 12 utilizadores, identificados por cada uma das entidades.

Este Serviço pretende contribuir para a manutenção da autonomia dos seniores nos seus domicílios com uma maior segurança, proporcionando uma resposta imediata em situações de urgência e ou emergência 24 horas por dia, 7 dias por semana, assim como apoiar na solidão todos os cidadãos que se encontrem em situações de vulnerabilidade ou dependência física.

A Presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira, que tutela o Pelouro da Ação Social, ciente da importância desta resposta defende as razões de adesão a este projeto-piloto adiantando que este serviço proporciona um sentimento de segurança e bem-estar aos cidadãos de idade maior ao mesmo tempo que preserva a sua perceção de autonomia. Pretendemos, desta forma, ir ao encontro das expectativas destes cidadãos em adiar o mais possível a dependência em relação a alguém e, ao mesmo tempo, saber que, em caso de acidentes ou dificuldades, estarão auxiliados e completando desta forma o apoio dos seus familiares e das instituições que os acompanham”, refere Cristina Vieira.

O acompanhamento técnico é realizado pelas respetivas direções técnicas das Instituições e num primeiro contacto intermédio de avaliação por parte do Município com as Instituições, ficou comprovada a satisfação com a qualidade do serviço prestado.