O Marco de Canaveses foi um dos municípios contemplados pelo programa “Queima Segura”, uma iniciativa do Governo que atribui verbas do Fundo Florestal Permanente. O programa vai ser implementado nas quatro freguesias identificadas no ano de 2019, por Despacho dos Secretários de Estado da Proteção Civil e das Florestas e do Desenvolvimento Rural, como freguesias prioritárias para efeitos de fiscalização e prevenção: Avessadas e Rosém, Paredes de Viadores e Manhuncelos, Soalhães e Várzea, Aliviada e Folhada.

Na prática, com este programa, as queimas autorizadas entre os dias 1 e 30 de junho nestas freguesias, serão efetuadas com o acompanhamento de equipas dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses e deverão ser realizadas entre as 7h30 e as 13h30. Quando o número que queimas permitir, os Bombeiros acompanharão as operações do início ao fim. Sempre que o número de queimas a realizar seja mais elevado, as equipas de bombeiros visitarão cada uma delas, uma ou mais vezes, em regime de patrulhamento, de modo a efetuar o devido acompanhamento.

“Este apoio do Governo vai permitir que nas freguesias em que o risco é maior e está identificado, as pessoas possam continuar a realizar as queimas, desde que autorizadas, com muito mais segurança”, explica Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal do Marco.

Outras das medidas do programa “Queima Segura” passa pela realização de ações de informação presenciais em cada uma das quatro freguesias para esclarecer a população acerca do funcionamento do próprio programa.

A Comissão aprovou ainda a distribuição dos dias de queima para cada uma das quatro freguesias abrangidas, informação que consta do quadro abaixo:

JUNHO DE 2019

FreguesiaFim de semana

Dias úteis

Soalhães1, 23, 7, 13, 19, 25, 29, 30
Várzea, Aliviada e Folhada8, 94, 10, 14, 20, 26
Paredes de Viadores e Manhuncelos15, 165, 11, 17, 21, 27
Avessadas e Rosém22, 236, 12, 18, 24, 28

Este planeamento foi aprovado na reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta (CMDF), no dia 15 de maio, onde foi ainda aprovado Plano Operacional Municipal do Marco de Canaveses para o ano de 2019, que integra a informação relativa aos meios e recursos que serão empenhados na prevenção e combate aos incêndios e a forma como a sua atuação é articulada entre entidades no território municipal.