Foram criadas no Marco de Canaveses respostas sociais em mais 15 vagas para utentes em centro de dia e em mais 25 no apoio domiciliário, para a Freguesia de Paredes de Viadores e Manhuncelos. Estas novas respostas foram aprovadas no dia 15 de maio, na reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS), que se realizou no Auditório Municipal Prof. Emília Monteiro.

As novas respostas sociais vão estar sediadas na Escola Básica 1 de Passinhos e resultam da Candidatura a Apoio Técnico pela Rede Social pela Associação Obras Sociais de São Vicente de Paulo do Centro Social de São Martinho de Soalhães.

O aumento destas valências resulta do empenho deste executivo, assim como do propósito feito em programa eleitoral quanto ao aumento e melhoria das respostas sociais de apoio à terceira idade e às pessoas de maior vulnerabilidade. Trata-se de um trabalho desta Autarquia e de pessoas que trabalham todos os dias para que os sonhos se tornem realidade”, refere a Presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira.

Nesta reunião de trabalho foi também aprovado o Plano de Ação do Contrato Local de Desenvolvimento Social – Quarta Geração (CLDS-4G). Este Plano consiste em 10 atividades durante os 36 meses de intervenção do CLDS-4G, destacando-se os campos de férias e atividades para crianças e jovens; os programas de educação parental; as atividades orientadas para a promoção do autoemprego e empreendedorismo junto da população desempregada.

Importa referir que o CLDS do Marco de Canaveses foi recentemente referenciado pelo Centro Distrital da Segurança Social do Porto, como exemplo de boas práticas na realização e implementação do Contrato Local. Para o Município foi atribuído o valor de 490 mil euros para esta quarta edição.