O Município do Marco de Canaveses fará um investimento  de mais de 1 milhão de euros para assegurar a oferta do serviço dos transportes escolares. Após a aprovação, esta segunda feira, em reunião de Câmara, do Plano de Transportes para o ano letivo de 2019 / 2020, fica coberto o apoio de cerca de três mil alunos, cujas ofertas do valor do passe dependem do ano de ensino ou da situação física dos estudantes.

“Com esta medida de forte alcance social o Município irá assegurar a organização e o financiamento dos transportes escolares de uma forma integral, com preocupações de inclusão de todos os alunos que estudam ou queiram vir estudar nas escolas do Concelho. Entendemos a formação e a educação das crianças e jovens, como pilares estratégicos para o desenvolvimento local e representam hoje, uma área de atuação prioritária para a Câmara Municipal”, refere a Presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira.

O Município assegura a totalidade do custo com o passe escolar de todos os alunos do 5.º ao 9.º ano do Ensino Básico, que residam a uma distância mínima de 3 Km do estabelecimento de ensino, assim como aos alunos do Ensino Secundário portadores de deficiência desde que não tenham outro apoio em transporte e a frequentarem as Unidades de Ensino Especial em modalidades não abrangidas pelo Ensino Regular.

Para os alunos residentes no concelho e que frequentam o Ensino Secundário a Câmara Municipal comparticipa em 50% o custo do passe escolar, desde que não sejam assegurados por outros regimes de apoio, e que residem a mais de 3 km da escola mais próxima ou a estudar em escolas fora do Concelho, ou fora da área pedagógica desde que comprovada a não existência da vaga ou curso.