As infraestruturas de Portugal notificou oficialmente e produziu avisos de alerta, que a partir do dia 31 de maio de 2019, será colocada em tensão elétrica da catenária a 25.000 Volts e corrente alternada de 50 Hertz, no troço entre Caíde e Marco de Canaveses, da linha do Douro, com vista á posterior exploração ferroviária do referido troço.

A entidade gestora alerta para os valores da tensão elétrica utilizada em 25.000 Volt, a existência de corrente elétrica nos carris e a indução eletromagnética e para a influência elétrica.

De acordo com a entidade, o modo de tração é suscetível de produzir fenómenos de indução eletromagnética que se manifestam pela presença de tensão entre as canalizações e o solo, sobretudo nas que se encontrem colocadas dentro dos limites do domínio público ferroviário.

Com a ligação da tensão elétrica da catenária a partir do dia 31 de maio, qualquer contacto acidental ou aproximação do equipamento aéreo, mesmo por intermédio de jato de água, apresenta riscos de eletrocussão, assim como qualquer cabo caído deve ser sempre considerado em tensão.

A Direção do Empreendimento solicitou junto do Município do Marco de Canaveses, que fossem divulgados todos os elementos constantes da notificação que produziu, junto dos Postos da GNR, Corporações de Bombeiros, e as freguesias de Constance, Santo Isidoro e Livração e Marco, dando conhecimento à população de todos os perigos decorrentes da entrada em funcionamento de tensão na catenária, disposição que foi imediatamente cumprida pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses.