O Marco de Canaveses vai assinalar o Dia Mundial do Ambiente com a plantação de mais de uma centena de árvores, o lançamento de uma campanha de sensibilização em parceria com a FCC sob o mote “Marque pontos! Por uma cidade mais limpa”, a instalação de novos equipamentos e novas floreiras e a requalificação de algumas rotundas no centro da cidade.

O Dia Mundial do Ambiente comemora-se a 5 de junho desde 1972, com o objetivo de sinalizar ações positivas de proteção e preservação do ambiente.

Esta data é simbólica e serve justamente para deixar uma mensagem à população. O facto de ainda termos de fazer campanhas para que as pessoas deixem de deitar lixo para o chão prova que no Marco de Canaveses ainda temos um longo caminho a percorrer no que ao Ambiente diz respeito”, considera Mário Bruno Magalhães, Vice-presidente da Câmara Municipal.

Ainda no dia 5 de junho, irá decorrer uma ação de rua, junto dos comerciantes, alertando para a necessidade do uso de boas práticas na separação e recolha porta a porta. Duas técnicas da empresa Resinorte irão percorrer os estabelecimentos comerciais da malha urbana do Marco, alertando para a necessidade de separação dos resíduos e para a inclusão no sistema de recolha porta a porta que se encontra disponível no concelho.

“Ecopontas & Papachicletes” são os novos equipamentos a inaugurar este dia 5 de junho e tratam-se de recipientes para a deposição de pastilhas elásticas e pontas de cigarro que serão instalados na cidade:

– Largo Sacadura Cabral

– Praça da Cidade

– Varandim do Jardim Municipal

– Alameda Dr. Miranda da Rocha

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente será ainda apresentada a peça de teatro “Política dos 4 R’s”, que de uma forma divertida e animada pretende alertar o público infanto-juvenil, para a importância das boas práticas da gestão dos resíduos e para a preservação do planeta. Uma ação que irá decorrer nos Jardins- de-Infância dos Murteirados e Quinta do Casal, no Marco.

“O Município quer colocar a proteção ambiental numa das principais prioridades do concelho, aderindo o movimento mundial pela sustentabilidade. A natureza foi generosa com o Marco de Canaveses e portanto, todos devemos contribuir para preservá-la, melhorando o nosso bem estar”, conclui Mário Bruno Magalhães.