A Câmara Municipal do Marco de Canaveses acionou as garantias bancárias para execução de infraestruturas elétricas na urbanização do Ordonho, na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão.

Perante os moradores, o Vice-presidente do Município do Marco de Canaveses, Bruno Magalhães, garantiu que iria iniciar o processo conducente ao acionamento da garantia bancária para execução das obras necessárias, previstas e não executadas na urbanização, tendo em conta que o titular do alvará de loteamento não as executou nos prazos previstos, nem depois de acrescidas as prorrogações legalmente previstas.

“Um dos compromissos deste Executivo é tentar resolver os problemas relacionados com as urbanizações, algumas delas inacabadas, existentes no concelho, de modo a corresponder às aspirações e exigências dos moradores que querem ver o espaço que escolheram para viver finalizado”, afirmou o Vice-presidente Bruno Magalhães.

A garantia bancária prestada tem um valor aproximado 154 mil euros, para toda a urbanização, estando previsto para esta primeira fase um valor de cerca de 73 mil euros de uma fase da obra, que tem um prazo de execução de 3 meses.

Assim a Câmara Municipal do Marco de Canaveses encontra-se, através de empresa especializada para a realização dos trabalhos necessários em falta, a concretizar as infraestruturas elétricas do loteamento de Ordonho, freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão.

Esta fase da obra consiste na colocação de um posto de transformação aéreo de 250 KVa de potência, a execução de toda a rede de baixa tensão e de iluminação pública e tem como principal objetivo permitir que todas as habitações existentes no loteamento possam ser servidas de energia elétrica.

Este procedimento permitirá à autarquia substituir-se ao urbanizador na execução de intervenções que a Urbanização do Ordonho necessita. A ideia é realizar as obras cuja urgência de execução se impõe por força do tempo decorrido, da melhoria das condições de vida dos moradores e da garantia da qualidade do meio urbano e do próprio meio ambiente.a