No dia 11 de junho, realizou-se na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto, a sessão de encerramento da 9ª edição do projeto “No Poupar Está o Ganho” e a entrega de prémios às turmas vencedoras do Concurso Final. O Marco de Canaveses esteve presente pela turma CRZ4 da EB 1 do Cruzeiro – Alpendorada, equipa vencedora da fase regional do Concurso.

“No Poupar Está o Ganho” sensibiliza jovens para a gestão económica, deste programa constam várias atividades ao longo do ano letivo e, entre elas, destaca-se a possibilidade de os alunos colocarem a concurso trabalhos realizados na escola sobre temáticas financeiras.

O projeto de Educação Financeira “No Poupar Está o Ganho”, é dirigido a alunos do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário, e tem como objetivo sensibilizar as gerações mais novas para a importância de, desde cedo, adquirirem hábitos responsáveis quanto à gestão do dinheiro, promovendo de forma lúdica o desenvolvimento de competências que permitam a tomada de decisões corretas e informadas no futuro.

Participaram neste projeto durante o ano letivo 2018/2019, cerca de 170 alunos marcuenses das seguintes turmas:

• 3.º e 4.º anos da EB 1 de Vale do Côvo – Agrupamento de Alpendorada;
  • 4.º ano da EB 1 do Cruzeiro – Agrupamento de Alpendorada;
  • 3.º ano da EB 1 da Barroca – EB 2,3 do Marco de Canaveses;
  • 4 anos da EB 1 de Regoufe – Agrupamento nº 1 do Marco;
  • EB 1 de Ladário – Constance – Agrupamento nº 1 do Marco;
  • 3.º e 4.º anos da EB 1 da Feira Nova – Agrupamento de Sande;

O Município apoia a participação das escolas através do pagamento da inscrição no projeto, que permite o acesso das escolas a um conjunto de ferramentas pedagógicas, e com o transporte numa visita de estudo anual ao museu da Papel da Moeda da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

A decorrer desde 2010, “No Poupar Está o Ganho” já envolveu mais de 24 mil jovens, desenvolve-se ao longo de todo o ano letivo, inclui formação para professores e disponibiliza a professores e alunos todos os recursos pedagógicos necessários à aprendizagem da educação financeira.

Estiveram presentes cerca de 600 pessoas entre alunos, professores, diretores de Agrupamentos escolares, e Vereadores da Educação dos 34 Municípios participantes no projeto.