O Marco de Canaveses recebeu na sexta-feira, 14 de junho, a segunda conversa-debate no âmbito do projeto “Reinventando Lideranças”, que se enquadra na Estratégia Municipal de Promoção da Igualdade de Género e Não Discriminação, designada “Marco + Igual”.

“Como educar para uma ética do cuidado” foi o mote para discussão, na qual participaram como oradores Eduardo Carqueja, Presidente da Delegação Regional Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses, João Gonçalves, Delegado Regional de Educação do Norte, Margarida Vieira, Professora Associada e Diretora Regional do Instituto de Ciências da Saúde (Norte) da Universidade Católica Portuguesa e Raquel Ribeiro, Investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e, como moderadora, Cláudia Múrias da Associação Espaços – Projetos Alternativos de Mulheres e Homens, parceira da iniciativa.

No debate, foi enfatizado o cuidado como responsabilidade partilhada entre quem cuida e quem é cuidado, indissociável da competência para o fazer e prestar, bem como o papel da escola e da comunidade como agentes centrais na missão de cuidar do outro, numa lógica de empoderamento mútuo e contínuo.

A Presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira, esteve presente na mesa de abertura, juntamente com Maria Amélia Ferreira, Conselheira Municipal para a Igualdade, e a Vice-presidente da Associação Espaços Ana Meireles .

Este ciclo de conversas-debate vem na sequência de uma série de medidas e estratégias adotadas pelo Município de promoção da igualdade de género. Recorde-se a conversa-debate sobre o papel das mulheres no processo de tomada de decisão económica, decorrida a 9 de maio ou ainda a adesão ao Protocolo de Cooperação com a Comissão de Igualdade e Cidadania para a conceção, adoção e implementação de um Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação (PMIND).