A Câmara Municipal do Marco de Canaveses efetuou uma candidatura ao Fundo Florestal Permanente para o Apoio à Destruição de Ninhos de Vespa Velutina para o ano de 2019 e que obteve aprovação através de um financiamento de 10.000€.

Este financiamento tem como objetivo apoiar o município na destruição dos ninhos e colónias de Vespa velutina, grande predador de abelhas e de outros insetos que, ao colocar em risco os recursos apícolas, surge como uma ameaça ao cumprimento, pelos espaços florestais, da imprescindível função ecológica e, por consequência, agrícola e económica, que é a polinização das plantas.

A autarquia tem vindo a desenvolver um trabalho relevante no combate a esta praga desde 2014, ano que foi detetado o primeiro ninho no concelho, utilizando os métodos mais adequados, em função das suas características e localização, e seguindo as orientações do Manual de Boas Práticas na Destruição de Ninhos de Vespa Velutina.