O Município do Marco de Canaveses é já uma Cidade Educadora. Esta nova atuação deve-se ao facto de o Município possuir um projeto de desenvolvimento comunitário na área da Educação para a cidadania global, o projeto #sucessoescolar. Neste sentido o Marco de Canaveses é o primeiro Município do Baixo Tâmega, e o terceiro da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a aderir à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e obter o reconhecimento de Cidade Educadora.

Esta adesão à AICE, que aconteceu depois da aprovação em reunião do Conselho Municipal de Educação do Marco de Canaveses e da Assembleia Municipal, vem reforçar o compromisso crescente da Câmara Municipal com a Educação.

“É pela educação que as crianças e os jovens adquirem as competências pessoais e sociais que permitem o seu desenvolvimento pleno, enquanto pessoas e cidadãos. Este executivo tem dispensado uma atenção redobrada na área da Educação, pois pretendemos uma sociedade coesa, inclusiva e participativa, onde cada criança e jovem se afirme, exprima e desenvolva a sua criatividade e responsabilidade. Porque a partir de agora o Marco de Canaveses é uma Cidade Educadora, o Município vai desenvolver a sua atuação de forma transversal e coordenada, interagindo e integrando os vários agentes educadores, de modo a que o Marco de Canaveses seja o espaço e tenha as oportunidades para que a Educação aconteça ao longo da vida dos marcuenses” refere a Presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira.

Neste sentido, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses assume estas novas funções cujos objetivos são essencialmente reforçar os níveis de sucesso escolar no Concelho do Marco de Canaveses, assim como reduzir os níveis de abandono e absentismo e promover a prevenção primária de comportamentos que condicionam o adequado e funcional desempenho escolar.