A IRIS – Incubadora Regional de Inovação Social levou a cabo, no Marco de Canaveses, as sessões Begin Innovation, um programa destinado aos mais jovens, que pretende aumentar a consciencialização sobre os desafios sociais e ambientais da região e sensibilizar os mais novos para a importância da inovação e empreendedorismo social. Este programa é composto por uma Sessão de Sensibilização e um Concurso de Ideias “Aprendizes de Inovação Social.

No concelho do Marco de Canaveses, participaram os alunos de quatro escolas: EB1 Paredes de Viadores; EB1 Paços de Gaiolo; EB1 de Favões e EB1 de Casal (S. Lourenço do Douro), abrangendo um total de 55 crianças e 6 professoras.

A média de satisfação dos alunos que participaram nas sessões foi de 4.5 (em 5), sendo que os conhecimentos dos alunos sobre a temática da Inovação Social passaram de 30% para 64% no final da sessão. Os participantes referiram que a Inovação social é “Resolver os problemas mais graves do mundo”,e “é para ajudar o nosso mundo que está cheio de problemas graves”.

No total, participaram na 2a Edição deste programa 810 crianças e 42 professores da região, que se encontram mais sensíveis em relação aos problemas sociais e ambientais e conhecem uma nova ferramenta para os resolver – a inovação social!