Estão a decorrer os trabalhos relativos à obstrução do Emissário da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Ponte das Tábuas. Esta situação deve-se a um incidente, nomeadamente o esmagamento do tubo num maciço de betão que originou a descarga na caixa anterior a esta obstrução. A empresa Águas do Marco, após várias insistências por parte do Município, comprometeu-se a resolver o problema.

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses informa que está ao corrente do sucedido e consciente da gravidade da situação. Por se tratar de um caso identificado, e ainda antes da situação anómala verificada, o Município já se encontrava a desenvolver um plano, que poderá passar pela construção de uma nova ETAR, que resolverá definitivamente o problema. O investimento nesta solução poderá ser superior a 1,4 milhões de euros.

Recorde-se que, a ETAR da Ponte das Tábuas tem mais de 30 anos e os problemas de sobrecarga já têm pelo menos 20. Ao longo destes anos, e dado o aumento da população, não foram feitas obras, pelo que o sistema de tratamento carece de uma reformulação profunda, bem como a instalação de tecnologia de ponta. Com os problemas existentes verificou-se esta situação anómala que está a ter um tratamento, por parte dos serviços técnicos camarários, com a maior celeridade.