O Município do Marco de Canaveses recebeu, entre 19 e 22 de julho, uma delegação francesa da cidade de Saint Georges les Baillargeaux ao abrigo do Protocolo de Geminação existente entre os dois municípios. 

A delegação constituída por 7 elementos e liderada pelo Maire de Saint Georges Lès Baillargeaux, Jean Claude Boutet, assistiu e participou em alguns momentos das Festas do Marco 2019, como o XX Concurso de Vinhos do Marco, a Festas dos Bons Petiscos e do Vinho Verde , a Feira do Gado, o concerto Gestos ou o Festival Luso-Espanhol de Folclore. 

Além das Festas, houve ainda a oportunidade de mostrar alguns dos atrativos turísticos do concelho através de uma prova de vinhos e de um passeio de barco pelos rios Douro, Tâmega e Paiva. 

“Este encontro permitiu-nos reforçar os laços de amizade entre as famílias de acolhimento das duas cidades e reunir com os representantes locais de forma a definir estratégias de dinâmica para a geminação entre as nossas cidades. Foi um encontro muito positivo e os nossos convidados saíram muito agradados com as festividades, sobretudo com eventos mais tradicionais como a Feira do Gado e o Festival de Folclore”, diz Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses. 

O Município do Marco de Canaveses está geminado com a cidade francesa Saint Georges les Baillargeaux desde maio de 1994. A geminação de cidades é um instrumento importante para promover a identidade europeia a nível local. Trata-se de estabelecer uma relação duradoura entre municípios.