O Orçamento Participativo Jovem do Marco de Canaveses vai concretizar três das propostas submetidas ao concurso. Embora o regulamento apenas previsse a realização das duas mais votadas, o orçamento disponível (30 mil euros) é suficiente para as três aprovadas pelo júri, pelo que o Executivo da Câmara Municipal entendeu concretizá-las todas.

“Tínhamos previsto investir esta verba nos projetos dos nossos jovens. Havendo possibilidade de concretizar mais do que duas propostas, não há motivo para não o fazermos. Desta forma valorizamos também o empenho dos jovens que participaram”, explica o Vereador da Juventude, Paulo Couto.

O OPJ 2019 teve um total de oito propostas/candidaturas, tendo como objeto diversas áreas temáticas, com particular enfoque na vertente cultural, desportiva, artística e ambiental, das quais foram admitidas três:

• Proposta “Skater Park”, tendo como objeto a construção de uma estrutura direcionada para a prática do Skate. Valor da proposta: 14500€.
  • Proposta “Um Marco com cor 2”. Tendo como objeto a intervenção artística a efetuar em fachadas, valorizando desta forma os espaços a designar. Uma das áreas propostas entre outras, passa por intervenção numa das fachadas do Jardim Municipal. Valor da proposta: 2500€
  • Proposta “Um marco com Cor”. Tendo como objeto a construção e legalização de paredes e placas em MDF para intervenções artísticas. Ex. Largo da Feira; Parque de Lazer da Cidade, Parque Fluvial.  Valor: 2268€.

A votação das propostas que decorreu entre 3 e 28 de Junho registou os seguintes resultados:

Proposta: “Skater Park”, com 68,6% dos votos

Proposta: “Um Marco com Cor” com 17,1% dos votos

Proposta: “Um Marco com cor 2”, com 14,3%

O Orçamento Participativo Jovem tem como missão promover a participação dos jovens na discussão e elaboração do orçamento municipal em matéria de juventude, bem como, contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável nos processos de governação local.