Sabe quanto tempo demora uma pastilha elástica ou uma ponta de um cigarro a desaparecer?

As pastilhas elásticas demoram cinco anos a desaparecer e as pontas de cigarros 20 meses a decompor-se e 37% do lixo que cai no chão são dos mesmos. Os “EcoPontas & PapaChicletes” são os novos equipamentos, que foram instalados na cidade, e tratam-se de recipientes para a deposição de pastilhas elásticas e pontas de cigarros.

A consciência ambiental deste problema levou o nosso Município do Marco de Canaveses a proceder à instalação, na malha urbana da cidade, de equipamentos específicos para a recolha destes materiais. Reforçamos, por isso, o apelo para a necessidade da contínua adesão de todos a estes comportamentos e boas práticas diárias na gestão dos resíduos, promovendo também uma cidade mais limpa”, referiu o Vice-Presidente da Câmara, Mário Bruno Magalhães.

Decorridos 60 dias da sua instalação foi possível recolher 1.500 pontas de cigarro e 1.000 pastilhas elásticas. Recorde-se que estes equipamentos estão instalados em quatro locais, nomeadamente no Largo Sacadura Cabral, no Varandim do Jardim Municipal, na Alameda Dr. Miranda da Rocha e em frente à Praça da Cidade.