O Fundo de Emergência Social (FES) do Marco de Canaveses já apoiou 26 famílias, em 16 mil euros, desde dezembro de 2018 até junho do corrente ano. O FES é um apoio, de natureza excecional e temporário, atribuído a agregados familiares carenciados em situação de emergência habitacional grave ou situação de carência económica emergente.
Para a Presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira “o Fundo de Emergência Social do Município é uma resposta social que permite adotar medidas de carácter urgente e transitórias, com o objetivo último de contribuir quer para a melhoria das condições de vida dos cidadãos, quer para a promoção do desenvolvimento e da coesão social”.
O Fundo de Emergência Social foi publicado a 28 de agosto, em Diário da República, e atualizado no sentido da sua melhor adequação enquanto resposta social de iniciativa municipal.
“Quando pessoas ou agregados familiares atravessam momentos de acrescidas dificuldades socioeconómicas, a Autarquia tem tido um papel interventivo em todos os domínios que permitam o combate à pobreza e à exclusão social, no sentido de apoiar essas famílias”, referiu a Presidente da Câmara.
As candidaturas a este programa devem ser efetuadas através do preenchimento de impresso próprio, que pode ser obtido nos serviços administrativos do Município, a que se segue a análise e o atendimento personalizado por parte da unidade técnica da Ação Social e Saúde do Município.