No âmbito da remodelação do Museu Municipal Carmen Miranda, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses está a proceder a trabalhos de inventariação, conservação e restauro de parte do espólio, uma medida na qual vai investir cerca de 5 mil euros.

“É um trabalho fundamental para valorizar a coleção do Museu Municipal. O nosso património tem de ser preservado e merece ser mostrado à comunidade. Recentemente, por exemplo, efetuamos a pintura e restauro do Busto da República que está exposto no átrio dos Paços do Concelho e conseguimos a valorização e acreditação da tela “September Afternoon” da artista Paula Rego”, diz Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal.

Foram selecionadas, nesta fase de intervenção, oito peças da coleção em função do valor histórico e cultural e das prioridades de conservação, entre as quais se destaca a primeira Bandeira/Estandarte da “Vila do MARCO DE CANAVEZES” que data dos anos 40.

Lista de peças/obras de arte selecionadas:

– Porta Estandarte da Vila do Marco de Canavezes

– Sé do Porto. Pintura, de António Carneiro;

– Cães. Pintura, de António Carneiro;

– Namoro. Desenho, de António Carneiro;

– Cabeça de Menina. Desenho, de António Carneiro;

– Desenho a nanking, de Stuart de Carvalhais:

– Homenagem a Gastão Cruz. Pintura, de Cesariny;

– Senhora da Serra Marão. Pintura, de Cesar Abbott;