A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Marco de Canaveses (EPAMAC) foi o local escolhido pelo Governo para assinalar hoje, dia 10 de setembro, a abertura oficial do ano letivo 2019/2020.

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, acompanhado pela Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, e pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, foram recebidos pela Presidente da Câmara, Cristina Vieira, e pelos membros do Executivo, bem como por vários Presidentes das Freguesias do concelho para procederem ao arranque formal do início das aulas.

De acordo com o Ministro “a escolha desta Escola Agrícola no Marco de Canaveses serve para podermos ver que a escola pública tem muitas vertentes. Este ano quisemos demonstrar a força do ensino profissional e estar aqui numa escola de desenvolvimento rural, é marcante porque sabemos que o setor primário é tão importante para a nossa economia, mas é também importante para o nosso sistema educativo e para o nosso ensino superior”, referiu Tiago Brandão Rodrigues.

O início do ano letivo vai ser sereno e sossegado e estão reunidas todas as condições criadas para que efetivamente este possa ser um bom ano letivo”, proferiu o Ministro da Educação.

A Presidente do Município do Marco de Canaveses, visivelmente satisfeita com a escolha do Governo para este ato oficial, proferiu que “o ano letivo vai arrancar de forma tranquila, com os nossos alunos a terem um ensino com mais qualidade no concelho”.

A Presença do Senhor Ministro aqui no Marco de Canaveses é também para nós um motivo de alento e também um motivo para que o Executivo continue a trabalhar, naquilo que são os nossos pressupostos para termos melhor qualidade de ensino. Temos feito, durante este último ano, grandes avanços no melhoramento das condições de ensino no Município. Não estamos ainda como queremos, ainda temos um longo caminho para melhorar as condições de educação. Aquilo que nós queremos é que os nossos alunos sejam beneficiados e que tenhamos melhor ensino, e com mais qualidade, no Marco de Canaveses, e no país, logicamente”, frisou a Presidente Cristina Vieira.

A EPAMAC é uma das 14 escolas profissionais agrícolas públicas do Ministério da Educação, na qual estudam cerca de 250 alunos, provenientes de quase 40 concelhos, bem como de países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Nesta terça-feira, e para assinalar o arranque do novo ano, a escola abriu as portas para os alunos e para crianças do primeiro ciclo e foram os mais velhos que fizeram a apresentação das instalações da escola, aos novos alunos e aos membros do Governo.

A EPAMAC integra numa exploração agrícola polivalente, com vinha, adega, pomares, área forrageira, estufas de hortícolas e florícolas, oficina micológica, viveiro florestal, vacaria, criação de suínos, ovinos, coelhos, galinhas de raças autóctones, perdiz-vermelha, bem como um centro equestre federado de quatro estrelas e estruturas relacionadas com o turismo rural.