O Município do Marco de Canaveses fez, no dia 1 de outubro, a apresentação pública do Projeto de Requalificação do Jardim Municipal Adriano José de Carvalho e Melo. A empreitada, com um prazo de execução de seis meses, contempla um investimento na ordem dos 293 mil euros, que beneficia de comparticipação em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no montante de cerca de 249 mil euros, ficando ao encargo do Município o investimento remanescente.

De acordo com a Presidente da Câmara, Cristina Vieira, “a Requalificação do Jardim, tem como objetivo torná-lo mais apelativo, devolvendo-o à cidade como um espaço de referência na mesma. Iremos intervir em todo o espaço do jardim, nas arcadas, ao nível da fonte e espaços de circulação, de forma a ganhar uma nova integração urbana, mais desafogada, mais e melhor acessibilidade a todos, e também mais agradável à permanência”, refere a Presidente.

“Uma das outras alterações que pretendemos reformular refere-se à iluminação existente, o que foi também uma das preocupações dos moradores e visitantes deste espaço, por ser demasiado escuro e representar alguma insegurança. Assim, vamos substituir a iluminação por novas luminárias, com um modelo de iluminação inteligente, que acende à presença, ao mesmo tempo contribuindo para a poupança de energia”, sublinha a Autarca, Cristina Vieira.

Estas obras, incluídas no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU), consistem na promoção da requalificação paisagística e funcional do Jardim Municipal, contemplando os espaços verdes e com alterações nos três patamares interiores.

No edifício existente, as Arcadas, será realizada a remodelação integral das infraestruturas existentes designadamente os sanitários e todos os restantes espaços. No mesmo patamar serão criadas esplanadas contiguas ao passeio, para evitar os desníveis ou ressaltos e substituídas as escadas existentes por outras mais amplas, com os degraus mais suaves, e com corrimão para a segurança e conforto dos seus utilizadores.

No patamar intermédio a alteração surge ao nível do parque infantil, com uma alteração que o torna mais amplo, vedado e seguro e com novos equipamentos de forma a criar zonas de mais brincadeiras e uma zona mais calma, onde serão instalados bancos de jardim para quem acompanha as crianças. Ainda neste patamar, e tirando partido do palco existente que será mantido, será feita uma remodelação, para criar um espaço mais extenso de relvado, para uma melhor utilização e fruição da zona de espetáculos ou atividades que se possam desenvolver no palco.

Nesta remodelação será feita uma intervenção ao nível do ajardinamento em todos os canteiros, com pontual substituição de espécies arbustivas. Contudo, importa referir que, todas as árvores centenárias serão mantidas.

Durante a Requalificação do Jardim todos os espaços estarão vedados à população em geral. O Município do Marco de Canaveses agradece a melhor compreensão, de todos os residentes e utilizadores do espaço, e mais informa que serão realizados todos os esforços para minimizar eventuais inconvenientes.