A Câmara Municipal do Marco de Canaveses promoveu, ontem, uma sessão de apresentação e discussão do projeto de requalificação da avenida Prof. Doutor Carlos Mota Pinto (avenida das Finanças) em que estiveram cerca de 50 munícipes, na sua maioria moradores e comerciantes. A intervenção, que como outras está a decorrer no centro da cidade, está inserida no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana e avançará em breve.

“Quisemos com esta sessão apresentar a obra, envolver os Munícipes e tranquilizar moradores e comerciantes quanto às alterações que vão ser feitas no perfil da avenida. A maior preocupação da população prende-se com uma eventual alteração do número de lugares disponíveis para estacionamento. Trata-se de uma preocupação que também é da Câmara Municipal e por isso estamos a trabalhar para aumentar os lugares na zona”, refere Mário Bruno Magalhães, que anunciou que a resolução da situação passa pela aquisição, por parte da Câmara, de um parque de estacionamento muito próximo da Avenida Prof. Doutor Carlos Mota Pinto com capacidade para 137 lugares.

A proposta de projeto e maquete ontem apresentados pelos arquitetos prevê a redefinição da via para uma faixa de rodagem, mantendo-se os dois sentidos de tráfego mas deixado de existir os canteiros que atualmente funcionam como separador central. O objetivo é obrigar à redução da velocidade de circulação e aumentar a segurança. Outras das propostas são o acréscimo da área dedicada à circulação pedonal, implementação de áreas dedicadas a esplanadas e outros serviços, arborização e maior permeabilização do solo.

“Entendemos as preocupações que nos foram apresentadas. É natural que depois dos resultados da regeneração que foi feita anteriormente as pessoas tenham receio de novas mudanças, mas não vamos certamente repetir erros do passado. Ouvir estes contributos já foi um grande passo em frente. Ouvimos sugestões muito valiosas e, na medida do possível, tentaremos ir ao encontro dos desejos de todos – comerciantes, moradores e Marcuenses que usam esta zona da cidade. Pretende-se uma cidade mais atrativa, mais amigável à fruição e na qual os Marcuenses se revejam”, finalizou o Vice-Presidente da Câmara Municipal.

A intervenção da Avenida Prof. Doutor Carlos Mota Pinto encontra-se em fase de projeto, passará a contratação de execução de obra, que ainda não tem prazo para iniciar.