O próximo fim de semana (dias 11, 12 e 13)  vai trazer as emoções finais do Campeonato Nacional de Enduro com a realização do 8.º Enduro Marco “Rios de Emoção”.

Dez anos depois do Campeonato do Mundo de Enduro, o Motor Clube do Marco em parceria com a Câmara Municipal, volta a trazer a Marco de Canaveses três dias de adrenalina para acolher mais de 200 pilotos de várias nacionalidades que chegam à procura da melhor classificação da época.

“Queremos afirmar o Marco de Canaveses como um concelho de grandes eventos desportivos quer locais quer nacionais, como é o caso desta prova de Enduro, mas também internacional como será o caso do campeonato mundial de Enduro que vamos receber no próximo ano”​,  disse Paulo Couto, vereador com o Pelouro do Desporto durante a apresentação do evento, onde recordou ainda que, em 2019, o Marco de Canaveses vai receber cerca de duas dezenas de eventos de grande dimensão com destaque para o Rali Terras D’Aboboreira, Grande Prémio de Jet Ski, Final Four da Taça de Portugal de Andebol Feminino ou o Campeonato Nacional de XCM de BTT.

A gastronomia, o património, os usos e costumes das gentes de Marco de Canaveses serão o motivo extra para muitos aficionados que virão ao município para assistir às exigentes provas especiais preparadas para a derradeira etapa do Campeonato Nacional de Enduro.

O Município tem feito um esforço no apoio a estas provas porque reconhecemos a importância do desporto de alta competição como fator de desenvolvimento socioeconómico e porque este tipo de eventos nos permitirem potencializar o turismo, uma vez que atraem ao concelho milhares de atletas, equipas técnicas e aficionados das modalidades. Na maior parte dos casos, falamos de provas de natureza e que implicam estadias de mais de um dia, pelo que os participantes acabam por conhecer o nosso território e por experimentar a nossa gastronomia e os nossos vinhos”, lembra Paulo Couto.

O autarca sublinhou ainda a parceria de sucesso que o Município tem mantido com o Motor Clube do Marco. “Recordo-me de ter ficado surpreendido na primeira reunião que tivemos porque nos foi apresentado um plano de atividades muito ambicioso. Felizmente o Motor Clube tem correspondido e cumprido com tudo a que se propôs e por isso mesmo a Câmara Municipal reforçou este ano o apoio à associação”, revelou Paulo Couto, lembrando que a autarquia tem apoiado financeira e logisticamente as organizações: “Não posso deixar de dar uma palavra de reconhecimento e agradecimento aos técnicos e funcionários da Câmara Municipal porque sem o empenho de todos eles não era possível organizar eventos desta dimensão”, finalizou o vereador.

Três especiais para aumentar ao espetáculo

O Enduro Marco Rios de Emoção vai contar com três especiais, duas no Marco e uma em Bem Viver: Extreme Test, Enduro Test e Cross Test. O objetivo é proporcionar maior espetáculo e atrair mais público.

“As especiais estão a ser preparadas até ao último pormenor por forma a que os pilotos possam apostar tudo na última etapa do campeonato, mas também preparar já para o Mundial que vamos receber em 2020. Os percursos são de dificuldade média alta para a classe Elite e Open, nas outras classes temos soluções para baixar um pouco a dificuldade” ​, assegurou José Fernando, diretor de prova e membro do Motor Clube do Marco, sobre a preparação das três especiais.

O Motor Clube do Marco traz pela oitava vez a organização de uma prova de Enduro a Marco de Canaveses, mostrando assim a capacidade organizativa, mas acima de tudo que o concelho de Marco de Canaveses tem muito para dar ao desporto de natureza.

“O nosso objetivo foi trazer uma prova de enduro, modalidade disputada por muitos pilotos do Marco. Sendo o Motor Clube do Marco um clube que já realizou ao longo da sua história várias provas, nomeadamente o campeonato do mundo, nós quisemos trazer esta prova para nos prepararmos para o Mundial onde Marco de Canaveses irá ser a primeira prova da época” ​, concluiu Daniel Pinto, presidente do Motor Clube do Marco, que deixou o convite para todos os aficionados visitarem Marco de Canaveses nos dias 11, 12 e 13 de outubro.