O Marco de Canaveses vai receber, muito em breve, um Balcão de Atendimento de Proximidade do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Foi esta segunda-feira, dia 28 de outubro, aprovado, na reunião pública da Câmara Municipal, o contrato de comodato de cedência destas instalações entre o Município do Marco de Canaveses e o IEFP. Será no Marco Fórum XXI, no centro da cidade e tem a duração de 10 anos, renovável por igual período.

Para a Presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira, a instalação do Balcão de Atendimento será uma excelente resposta para os Marcuenses. É um importante serviço de proximidade, até pela sua localização, a poucos metros dos Paços do Concelho e de outros serviços públicos, como bancos e Segurança Social, e perto dos transportes públicos”.

O novo Balcão prevê a deslocação de três colaboradores do Centro de Emprego de Amarante, para prestar ao público todos os serviços relacionados com o IEFP. A criação do Balcão de Atendimento tem como objetivo o reforço o apoio às pessoas inscritas e também aos empresários do Concelho do Marco de Canaveses e também de Baião, nomeadamente: inscrição e apoio para a procura de emprego; consulta de ofertas e apoios aos candidatos a emprego; recrutamento e seleção de trabalhadores; apoios e incentivos às entidades; acompanhamento de entrevistas de ofertas e programas; entre outras tarefas técnicas.

“Com esta resposta, os Marcuenses não terão mais que se deslocar a Amarante para resolver as questões relacionadas com o IEFP. Atualmente são cerca de 3700 utentes inscritos no IEFP entre os quais beneficiários de rendimentos sociais e subsídio de desemprego, se atendermos que os marcuenses, residentes no sul do concelho, por exemplo, têm que despender de cerca de 11 euros nos transportes, a criação deste Balcão vamos permitir combater as desigualdades sociais, garantindo o acesso destes serviços em condições mais céleres e mais justas para todos os Marcuenses”, esclareceu a Presidente do Município.