O Orçamento da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, para o ano de 2020, foi aprovado, na reunião extraordinária do dia 31 de outubro, com quatros votos favoráveis e três abstenções.

Para o ano económico de 2020 o Orçamento Municipal previsto é de 28 milhões e 418 mil euros, representando um aumento de 3%, em relação ao Orçamento do ano transato. A receita corrente esperada apresenta um valor de 23,5 milhões de euros, e a receita de capital prevê um valor de 4,9 milhões de euros. Por sua vez a despesa corrente assume o valor de 17,9 milhões de euros, e a despesa de capital supõe um valor de 10,4 milhões de euros.

No próximo ano a Autarquia prevê a continuidade do valor das transferências correntes para as freguesias e associações, atingindo 2,7 milhões de euros, sendo que desse valor 1,1 milhões de euros serão direcionados para a atividade corrente das associações do concelho.

Para a Presidente do Município do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, “o documento agora apresentado revela a clara aposta deste Executivo no apoio financeiro às Coletividades e Instituições do Concelho, nomeadamente ao nível da vertente social e no apoio às respostas sociais que prestam, ao nível da educação e da cultura. Também no campo do desporto mantemos o esforço no apoio com as Associações do Concelho, para a formação dos jovens Marcuenses e para o fomento da prática desportiva”, reforçou a Presidente.

Ainda neste documento, para o ano 2020, estão já contemplados investimentos no Ordenamento do Território e no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) que ultrapassam o valor total de 4 milhões de euros. Na Educação são contemplados cerca 1,2 milhões de euros de investimento. Em Vias de Comunicação as empreitadas já definidas ultrapassam o valor de 1 milhão de euro (nesta rubrica estão os Investimentos de Proximidade nas Freguesias, que incluem 350 mil euros para investir nas obras de pavimentações sinalizadas pelas Juntas de Freguesia).

Na área do Desporto, Recreio e Lazer são contemplados investimentos, de cerca de 700 mil euros, em diversos equipamentos municipais. No Saneamento e Abastecimento de Água estão previstos e dotados cerca de 700 mil euros de investimento. Por fim, na Administração Geral estão  providos investimentos em instalações e equipamentos próprios no valor de 540 mil euros.

Assim, o valor dos investimentos em infraestruturas da Autarquia atingirá os 8,5 milhões de euros, valor que será reforçado no início do ano 2020 com a inclusão de parte do saldo da execução orçamental de 2019, permitindo o reforço e a abertura de novos investimentos que irão de encontro ao cumprimento dos objetivos programáticos assumidos pelo atual Executivo.