Foram inauguradas esta quinta feira, 28 de novembro, duas Salas do Futuro no concelho do Marco de Canaveses. As Salas do Futuro são laboratórios de aprendizagem e espaços de inovação para professores e alunos.
Segundo Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal, “estas novas salas visam contribuir para a melhoria do sistema de aprendizagem através de metodologias mais ativas e diferenciadoras com o objetivo de motivar os alunos para um percurso educativo bem sucedido. São equipamentos do futuro, mais apelativos, mais dinâmicos e com muito potencial de inovação”.
As salas, nas quais a Autarquia investiu mais de 120 mil euros, foram instaladas no âmbito da parceria na área da educação com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e estão equipadas com mesas e ecrãs interativos, impressora 3D, tablets, sistema de voto para potenciar um laboratório de aprendizagem e inovação, Webcam, máquina fotográfica, robótica, entre outros.
“Todo este equipamento e tecnologias permitem que o contexto de aula seja completamente diferente, estimulando os alunos a serem mais autónomos e desenvolverem novas competências, assim como realizarem experiências diferenciadoras, que certamente lhes serão fundamentais nas escolhas de formação futuras”, considera a Presidente da Câmara Municipal.
Além do equipamento, já iniciaram as ações de formação e capacitação para 40 professores, para que estes possam estar mais preparados e melhor tirarem partido do potencial das novas ferramentas.
A Escola Secundária do Marco de Canaveses e a Escola Secundária de Alpendorada foram os locais escolhidos para estas salas que vão estar à disposição de todas as escolas do concelho, do pré-escolar ao 12.º ano, mediante um regulamento de utilização. A sala do Marco servirá os Agrupamentos de Escolas do Marco nº1, Agrupamento de Escolas do Marco de Canaveses e Escola Profissional de Arqueologia. A sala de Alpendorada servirá os agrupamentos de Alpendorada, Sande e Escola Profissional de Agricultura do Marco de Canaveses (EPAMAC).
As Salas do Futuro estão inseridas no Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.