As 35 Escolas Básicas do Concelho do Marco de Canaveses vão receber um Kit de Iniciação à Programação e Robótica. Os Kits, direcionados para as crianças do 3.º e 4.º anos, resultam de mais um investimento do Município em 121 mil euros na Educação.

A Presidente da Autarquia, Cristina Vieira, acompanhada pelos Técnicos Municipais de Educação e de Informática, fez a entrega simbólica do Kit em algumas escolas do Concelho esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. Às restantes escolas o kit chegará pelos colaboradores do Município.

Segundo Cristina Vieira, “a Câmara Municipal fez mais um esforço para assegurar este novo equipamento, nas escolas do concelho, para que as crianças tenham sobretudo acesso às novas tecnologias com a programação e a robótica, de forma gratuita, sendo estes Kits uma preciosa ajuda nesse objetivo”.

“Estas novas ferramentas despertam e aumentam a curiosidade e o interesse das nossas crianças e são também uma motivação para perceber a capacidade do robô ou de um computador para desenvolver determinadas tarefas até então só imagináveis nos seres humanos. Temos a convicção que este novo projeto que proporcionamos às nossas crianças lhes dará uma nova perspetiva de futuro até para que possam fazer melhores escolhas no que respeita à inserção profissional”, refere a Autarca.

Os Kits agora distribuídos vão ser utilizados, pelas crianças e professores, no início do segundo período de aulas, através de uma empresa de prestação de serviços, com professores especializados, assegurada pela Autarquia. Cada Escola vai beneficiar de uma aula por mês, com a duração de 90 minutos, na presença do respetivo professor titular da turma.

Importa referir que paralelamente, o Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos do Marco de Canaveses e Cinfães (CFAE MarcoCinfães) irá dinamizar uma ação de formação aos professores do Concelho para estes adquirirem as competências técnicas destes novos instrumentos e, desta forma, o transmitirem às crianças.