O Serviço Municipal de Proteção Civil do Marco de Canaveses promoveu, este mês de dezembro, uma sessão de sensibilização destinada a docentes do pré-escolar e 1.º ciclo no âmbito do projeto Cidadania: Educação para os Riscos e Autoproteção, um projeto municipal que pretende envolver toda a comunidade escolar, entre outros parceiros do concelho.

A sessão teve como objetivo a divulgação do projeto “Cidadania: Educação para os Riscos e Autoproteção” que o Município tem implementado nos estabelecimentos escolares.

“Este projeto é uma iniciativa pioneira no país, elaborado e desenvolvido pelo nosso Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), com vista ao aprofundamento de uma cultura de segurança no concelho, a qual queremos fomentar nas nossas crianças e jovens, e daí este tipo de ações de sensibilização com os professores, que têm um papel fundamental na educação deles”, considera Cristina Vieira.

Na sessão participaram cerca de 30 docentes do Agrupamento de escolas n.º 1 do Marco.

Cidadania: Educação para os Riscos e Autoproteção é um instrumento sociopedagógico potenciador do currículo e orientador para a docência, em matérias de segurança, autoproteção, defesa da floresta, riscos naturais e tecnológicos e proteção civil.  Oferece às escolas a realização de diversas atividades, entre ações de sensibilização e workshops, tendo em vista consolidar o desenvolvimento de aprendizagens decisivas e competências comportamentais em domínios relacionados com a prevenção de acidentes, desastres e catástrofes, saberes valorados ao longo da vida.

O projeto conta com o apoio da comunidade educativa e a colaboração de vários parceiros e agentes de proteção civil, nomeadamente, Agrupamentos Escolares, Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses, Destacamento Territorial de Amarante da GNR, Polícia Marítima, Polícia Municipal, Serviço Municipal de Proteção Civil e Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Tâmega.