Cerca de 340 alunos dos 3.º e 4.º anos do Marco de Canaveses responderam, neste mês de dezembro, a questionários de avaliação dos hábitos alimentares, dos padrões de sono, de atividade física, medição e pesagem.

“A promoção de um estilo de vida saudável junto das nossas crianças é um dos objetivos estabelecidos no projeto #SucessoEscolar e por isso lançámos a Lancheira Saudável e a Ementa Municipal, além da aposta nos programas de desporto nas escolas. Estes questionários vão agora ajudar-nos a recolher mais um conjunto importante de informações que nos vão permitir ir ainda mais longe nesta estratégia”, explica Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses. 

Os questionários são aplicados a uma amostra que se considera representativa de todo o universo escolar do concelho e são elaborados numa parceria da Câmara Municipal com Escola Superior de Santa Maria (ESSSM) no âmbito do projeto “Por Mais Saúde”, um projeto de intervenção comunitária, que tem como finalidade caracterizar os estilos de vida e avaliar o estado nutricional de crianças em idade escolar para posterior planeamento de medidas de intervenção. 

A Escola Superior de Saúde de Santa Maria é hoje uma referência nacional e regional no âmbito da saúde, cujos objetivos integram a investigação científica e a difusão do conhecimento em saúde e áreas afins, bem como, a colaboração na prestação de serviços à comunidade, com vista ao desenvolvimento socioeconómico e cultural da região que abrange.

Após esta fase de diagnóstico, que se estima prolongar-se até fevereiro de 2020, os dados serão analisados pela ESSSM e posterior apresentação pública à comunidade educativa.