Depois do arranjo urbanístico do largo envolvente à Igreja de Santo Isidoro, em que a Câmara Municipal do Marco de Canaveses investiu cerca de 110 mil euros, é a vez da própria Igreja beneficiar de obras de conservação e restauro.

Através de uma candidatura submetida pela Associação de Municípios do Baixo Tâmega (AMBT) e Rota do Românico, apoiada pelo Município do Marco de Canaveses, foram aprovados trabalhos no valor de mais de 250 mil euros para este património religioso.

Os trabalhos a realizar vão permitir conservar, salvaguardar e valorizar as coberturas, paramentos, vãos, pavimentos e tetos da igreja, bem como, executar o arranjo dos espaços do adro, contribuindo assim, para a reposição da sua qualidade e dignidade (ver informação adicional)

A Câmara Municipal vai apoiar o projeto em cerca de 38 mil euros e prevê-se que os trabalhos tenham a duração de 10 meses.

O projeto de conservação e restauro da Igreja de Santo Isidoro enquadra-se num projeto mais abrangente da AMBT e da Rota do Românico que inclui intervenções na Igreja de Lufrei (Amarante), Mosteiro de Santo André de Ancede (Baião) e Centro de Interpretação da Rota do Românico de Veade (Celorico de Basto), correspondentes à segunda fase das intervenções nos monumentos inseridos na Rota do Românico. O valor total a investido será de 955 776,60€, comparticipado em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte.

 

Detalhes da obra:

 

Interior:

– Coberturas – substituição integral do revestimento cerâmico, conservação de madeiramentos da estrutura e tardoz dos tetos, incluindo de subtelha ventilada;

– Paramentos exteriores e interiores – limpeza, tratamento pontual de juntas e dissonâncias;

– Vãos – conservação de portas e caixilhos de madeira, com substituição pontual de elementos, e melhoramento do escoamento de águas; tratamento e reparação pontual de janelas e vitrais com eventual reforço da ventilação interior;

– Pavimentos interiores de soalho – reparação com substituição pontual de zonas degradadas, limpeza e enceramento;

– Tetos interiores de madeira – reparação pontual, limpeza e acabamento dos tetos da nave, capela mor e sacristia;

– Zona de celebração – reformulação da base e altura da cadeira do celebrante, para promover a sua visibilidade e posicionamento.

Exterior: 

–  Pavimentos – introdução de percurso lajeado, reabilitação do saibro existente, e implementação de acessibilidade a pessoas de mobilidade condicionada;

– Muros – limpeza de muros e tratamento pontual de juntas;

– Portões e armário contador – tratamento e pintura de portões em ferro forjado e execução de armário embutido no muro para contadores.

-Patamar superior de entrada – reposição das duas araucárias abatidas, renovação e tratamento das espécies arbustivas existentes.