O Projeto Pedagógico da Rota do Românico foi esta semana a mais três escolas do 1.º ciclo do Marco de Canaveses: Escolas Básicas da Esperança e de Gouveia (Várzea, Aliviada e Folhada) e Escola Básica da Serrinha (Alpendorada). Estas foram as últimas escolas que o serviço educativo da Rota do Românico percorreu este ano letivo no Marco de Canaveses. 

Em 2019/2020 o Projeto Pedagógico da Rota do Românico chegou 116 alunos, do 4.º ano, do 1.º ciclo do ensino básico, com o apoio da Câmara Municipal que ofereceu o transporte para todas as iniciativas. 

Além de uma apresentação em sala de aula sobre a Rota do Românico e o património Românico existente no Marco de Canaveses, os alunos tiveram oportunidade de visitar monumentos do estilo Românico. 

O objetivo deste projeto é sensibilizar os alunos para questões associadas ao Património Cultural Românico, dar a conhecer o Património Românico Local e os diferentes processos de salvaguarda e preservação do Património.  

Sessões realizadas:

– Escola Básica da Feira Nova – dia 22 de novembro de 2019, visita o Mosteiro de Vila Boa do Bispo

– Centro Escolar de Vila Boa do Bispo – dia 22 de novembro de 2019, visita o Mosteiro de Vila Boa do Bispo

– Escola Básica de Vila Nova (Lordelo) Vila Boa de Quires – dia 9 de dezembro de 2019, visita a Igreja de Vila Boa de Quires 

– Escola Básica da Barroca – dia 11 de dezembro de 2019, visita a Igreja de Sobretâmega 

 – Escola Básica do Marco – dia 11 de dezembro de 2019, visita a Igreja de Sobretâmega

– Escolas Básicas Escolas Básicas da Esperança e de Gouveia – 21 janeiro 2020, visita às obras da Ponte do Arco

 – Escola Básica da Serrinha –  dia 23 de janeiro de 2020, visita a Igreja do Mosteiro de Vila Boa do Bispo