O Marco de Canaveses será o primeiro Município a aderir ao movimento “Cidade dos Afetos” no Norte do País e, consequentemente, do Tâmega e Sousa. Este movimento tem como objetivo mobilizar toda a comunidade para o desenvolvimento de iniciativas que promovam uma educação para os afetos.

Isto significa que no âmbito desta adesão ao movimento, o Marco de Canaveses passará a promover iniciativas que promovam a troca de afetos entre crianças e adultos e sensibilizem todos para a importância de uma proximidade intergeracional.

A assinatura do protocolo de adesão do Marco de Canaveses vai decorrer nos Paços do Concelho, às 11h00 desta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, Dia Mundial dos Afetos, onde simbolicamente serão oferecidas “Mantas dos Afetos” elaboradas por crianças aos utentes de duas instituições de solidariedade social do concelho.

O Movimento Cidade dos Afetos é uma rede informal assumida entre Unidades de Saúde Públicas e Municípios.

Programa:

Início 11h00

I – Assinatura do protocolo de adesão do Município do Marco de Canaveses ao Movimento “Cidade dos Afetos”, sendo subscrito pela Presidente da Câmara Municipal, pela Delegada de Saúde Pública do ACES Tâmega e Sousa, Dra Ana Júlia Gouveia e ratificado pelo Dr.  Mário Durval, Representante Nacional do Movimento – Cidade dos Afetos

II- A iniciativa contará, ainda com as seguintes presenças:

– Alunos da EB1/JI de Gouveia,

– Alunos da EB2,3 do Marco de Canaveses;

– Utentes da Casa do Povo de Tabuado, Várzea de Ovelha, Aliviada e Folhada e da IPSS Alegria de Crescer;

– Presidente de Junta de Freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada

III – Oferta de três “Mantas dos Afetos”, elaboradas pelas crianças e alunos:

– EB1/JI de Gouveia, oferecerá 2 mantas aos utentes do Centro Social Interfreguesias de Tabuado, Várzea de Ovelha, Aliviada e Folhada.

– EB2,3 do Marco oferecerão a sua manta aos utentes da IPSS – Alegria de Crescer.

IV – Momento musical pelos utentes do Centro Social Interfreguesias de Tabuado, Várzea de Ovelha, Aliviada e Folhada