Em fevereiro, o Município do Marco de Canaveses plantou mais 120 novas árvores em toda a malha urbana da cidade. A intervenção que está a ser realizada representa a maior intervenção na floresta urbana da cidade dos últimos anos e irá potenciar uma melhoria significativa do ambiente urbano destes espaços.

Cada árvore plantada na cidade é um contributo para a melhoria da qualidade do ar, a redução da temperatura na cidade em picos de calor, o sequestro de carbono, a regulação da água, a conservação do solo e a promoção da biodiversidade.

Este esforço do Município decorre da preocupação crescente com alterações climáticas e da importância que o património arbóreo representa em benefícios ambientais que proporcionam efeitos positivos na saúde e bem-estar dos cidadãos.

“O Município preocupa-se com o bem-estar da população e acreditamos que uma cidade verde e cuidada contribuirá para uma melhor qualidade de vida dos Marcuenses e aos que aqui residem”, diz Mário Bruno Magalhães, o Vereador da Câmara Municipal com o pelouro do Ambiente.

Os arruamentos urbanos contemplados são:

Av. Futebol Clube do Marco;

Av. Amália Rodrigues;

Av. Engº Adelino Amaro da Costa;

Av. Sant Georges Les Baillargeaux;

Av. Avelino Ferreira Torres;

Av. Santa Teresa do Menino Jesus;

Av. Futebol Clube do Porto; Av. Manuel Pereira Soares;

Rua dos Três Pastorinhos e Av. Gago Coutinho.

Refira-se que o Município do Marco de Canaveses tem vindo a efetuar um acompanhamento regular às diversas espécies arbóreas do concelho e de avaliar o seu estado fitossanitário. Esse acompanhamento implica que, em algumas circunstâncias, seja necessário proceder ao abate de algum exemplar, tendo por base a monitorização e respetiva avaliação. Quando tal se verifica, o Município prevê a sua substituição equilibrada, de forma a manter ou aumentar o mesmo número de árvores e assim manter o equilíbrio urbanístico do espaço.