A Câmara Municipal do Marco de Canaveses tem vindo a acompanhar activamente a situação no Concelho relativamente à problemática do Coronavírus, que já atingiu concelhos vizinhos.

Tal como tornamos público ontem, já está implementado nas instalações e serviços municipais o respetivo Plano de Contingência recomendado pela Direção Geral de Saúde.

No sentido de avaliar a eventual necessidade de aprofundar no concelho as medidas preventivas excecionais em vigor no território nacional e a sua proporcionalidade adequada, a Presidente da Câmara Municipal convocou para o início da manhã de hoje, 10 de Março, uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, onde estiveram representantes das entidades e autoridades mais relevantes para apoio a estas decisões, nomeadamente os comandos dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses, dos Postos Territoriais da GNR, assim como os operadores de serviços de transportes públicos (TRANSDEV e CP – Comboios de Portugal).

Nesta reunião, marcou ainda presença a Autoridade de Saúde Municipal, nomeadamente a Delegada de Saúde, a quem compete recomendar ou mesmo decretar medidas especiais de prevenção, como o encerramento de escolas ou outros equipamentos.

Assim, e no seguimento da reunião da Comissão Municipal de Protecção Civil, concluiu-se que:

1. Não há, até ao momento, por parte da Autoridade de Saúde, nenhuma notificação de qualquer caso de infeção por coronavírus no Marco de Canaveses, nem qualquer caso que se enquadre nos critérios de suspeita de infeção;
  2. A Autoridade de Saúde Municipal não recomenda, em função da situação atual, a adoção de medidas excecionais de prevenção diferentes ou mais restritivas dos que as que estão já em vigor em todo o território nacional, não excluindo, no entanto, a possibilidade de, a todo o momento, poder vir a recomendar ou decretar medidas mais apertadas.
  3. Os operadores de transportes coletivos (TRANSDEV e CP) informaram que têm implementados planos de contingência adequados ao ponto da situação actual;
  4. Será mantido por parte da Câmara Municipal contacto regular com a Senhora Delegada de Saúde do Marco de Canaveses, de forma a adequar e articular a actuação das entidades, caso se justifique.

Além desta reunião, está a ser mantida uma articulação permanente com os Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias, Juntas de Freguesia e Instituições de Solidariedade Social.

A Câmara Municipal apela a que todos mantenham a serenidade e a confiança nas autoridades de saúde, sem alarmismo, e recomenda-se que, sempre que possível, seja evitada a exposição a ambientes fechados com muitas pessoas. Devendo restringir-se a deslocação a serviços públicos apenas nos casos indispensáveis e sempre que possível, os tratando dos assuntos via telefone ou via eletrónica.

Quem apresentar  sintomas de infeção respiratória aguda e tiver regressado de alguma área afetada ou tiver contactado com um doente infetado, nos 14 dias antes do início dos sintomas – deve permanecer em casa e ligar para o SNS24 (808 24 24 24), evitando a deslocação a unidades de saúde.

A Câmara Municipal irá proceder  à atualização da informação sempre que se justificar.

A Autoridade de Saúde Municipal indica ainda algumas recomendações, que destaca como sendo as mais importantes, nesta fase:

▪ Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos;

▪ Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar, tossir ou espirrar, depositá-los num caixote do lixo e lavar de seguida as mãos;

▪ Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;

▪ Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias;

▪ Evitar contacto próximo com pessoas com sinais e sintomas de infeções respiratórias agudas.

Poderá ser encontrada e consultada toda a informação relevante e disponível sobre o COVID-19 no site da Direcção Geral de Saúde, através do seguinte link:https://www.dgs.pt/corona-virus.aspx