Face à evolução e impacto do surto da epidemia COVID-19, foram implementadas novas regras sobre a forma do tratamento do lixo doméstico. Estas medidas visam garantir a proteção da saúde pública dos trabalhadores e o combate à pandemia.

O Município do Marco de Canaveses apela à população para que tenha especial atenção e adote os seguintes cuidados no tratamento dos resíduos urbanos:

  •         Nunca deposite resíduos, indiferenciados ou seletivos, fora dos contentores;
  •         Coloque os resíduos em sacos bem fechados e deposite no contentor adequado;
  •         Se tiver, na sua família, pessoas infetadas (ou com essa suspeita) lembre-se que os seus resíduos também podem estar, designadamente as máscaras e as luvas. Nesse caso deverá colocá-los em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até dois terços da sua capacidade. Os sacos fechados devem ser colocados dentro de um segundo saco, devidamente fechado, e ser depositado no contentor de resíduos indiferenciados. Não deixe os sacos no chão.
  •         Evite a deposição na via pública de detritos volumosos, vulgarmente designados de “monos”;
  •         Não coloque os resíduos verdes resultantes dos cortes das relvas, folhas e da limpeza de jardins ou de quintais e proceda à sua compostagem ou outro método de valorização, para não impedir a deposição de resíduos indiferenciados.

Neste período que o país atravessa, para além das recomendações de isolamento e resguardo social aos quais são todos aconselhados para minimizar e prevenir a propagação do surto de COVID-19, existem serviços municipais que se mantém em funcionamento, como é o caso da recolha de resíduos sólidos urbanos e de higienização.

A Presidente do Município, Cristina Vieira, reforça que “os trabalhadores continuam na linha da frente a garantir a prestação de serviços públicos de recolha de resíduos e higienização do espaço público pelo que solicito o apoio, a colaboração e o respeito de todos para que estes trabalhadores possam continuar a desempenhar a sua função da melhor forma, e possam ver salvaguardados o seu bem-estar e o das suas famílias. São trabalhadores imprescindíveis que, diariamente saem à rua no desempenho de funções essenciais para que todos possamos atravessar e ultrapassar este período. A colaboração de todos é de crucial importância. Sejamos todos agentes de saúde pública”.