Começa a funcionar na próxima terça-feira, dia 21 de abril, um centro de rastreio para despistagem da Covid-19 no Estádio Municipal do Marco de Canaveses. O equipamento vai ter capacidade para a realização de 150 testes por dia e destina-se a cidadãos suspeitos de infeção encaminhados pelo Serviço Nacional de Saúde.

O “covid-drive” vai servir a população dos seis concelhos do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Tâmega (Marco, Baião, Amarante, Celorico de Basto, Cinfães e Resende), que está a coordenar a instalação do equipamento.

Além dos testes no local, os técnicos do laboratório Synlab vão dar formação a quatro equipas de enfermagem do Agrupamento de Centros de Saúde, que posteriormente vão assegurar a realização de testes a doentes de risco e respetivos cuidadores e a utentes institucionalizados em instituições particulares de solidariedade social. Os relatórios dos testes realizados são enviados diretamente para as autoridades de saúde e para os pacientes no prazo de três dias úteis, por telefone ou via correio eletrónico.

Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses sublinha que “esta é mais uma resposta de enorme importância, pois permite o rastreio a um grande número de pessoas de forma rápida e segura. Além disso assegura-nos o reforço de testes aos utentes dos lares, que nos merecem especial preocupação e no Marco de Canaveses temos 252 em quatro instituições”.

O novo equipamento está a ser instalado com o apoio dos funcionários da Câmara do Marco de Canaveses, que garante também todo o apoio logístico necessário ao seu funcionamento, como cedência desde logo do Estádio Municipal, de uma tenda, computadores, frigoríficos, equipas de segurança, entre outros.

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 9h00 – 12h00 e 14h00-18h00