Os Autarcas do Baixo Tâmega realizaram uma visita oficial ao “Covid Drive” de Marco de Canaveses, instalado no Estádio Municipal, na manhã desta quinta-feira. O equipamento serve os seis municípios do Agrupamento de Saúde do baixo Tâmega – Marco de Canaveses, Amarante, Baião, Celorico de basto, Cinfães e Resende, está preparado para fazer testes à doença comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde em parceria com os municípios da região, que começou a funcionar no passado dia 21 de abril.

Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, afirmou no final da visita; “Estamos naturalmente satisfeitos pela capacidade de resposta do SYNLAB, o laboratório que aqui se encontra instalado tem capacidade para efetuar 150 testes por dia, e tem correspondido a todas as expetativas dos 6 municípios. Satisfeitos porque esta parceria permitiu que os técnicos do laboratório, dessem formação – já concluída – aos enfermeiros do Agrupamento de Saúde do Baixo Tâmega, e por isso, agora está tudo pronto para começar a colheita de amostras junto de «algumas centenas» de utentes, profissionais e colaboradores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), que não são exclusivamente aqueles que se encontram institucionalizados, mas também aqueles que se encontram em suas casas”.

A Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, explicou ainda que a gestão dos testes é feita através do ACES; “Compete às diversas Delegações de Saúde, através dos Médicos de Família prescrevem os testes aos utentes, que agora pode ser feito nas horas seguintes. O utente sabe antecipadamente a que horas vem, assim como o tempo máximo que poderá ter de estar no interior do estádio, que nunca poderá ser superior a 10 minutos. Neste momento porque estamos numa fase inicial, obviamente sem atingir os 150 testes diários possíveis, o tempo estimado para o procedimento está dentro de uma monotorização de 6 minutos que são gastos, mas os técnicos garantem, no entanto, que quando atingir os valores máximos previstos, o tempo despendido não passará dos 3 minutos, sem cruzamentos de viaturas, uma vez que a cada entrada, representará sempre uma saída, sem filas de espera. Os munícipes chegam fazem o teste e partem logo de imediato”.

Cristina Vieira esclareceu ainda que a preparação técnica dos enfermeiros resolve uma necessidade de efetuar testes nas mais diversas Instituições dos seis Municípios, e que arrancarão mediante a orientação dos responsáveis pela saúde; “Os testes são feitos nas próprias Instituições e avançarão de acordo com as indicações dos Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) do Baixo Tâmega, estando o laboratório preparado para dar os resultados até 72 horas após a colheita”.

Consciente que a realização de mais testes representará um aumento do número de casos positivos, a Autarca Marcuense afirma; “É muito importante os Municípios terem capacidade de resposta para as necessidades dos munícipes. Importa continuar a ter uma atitude responsável e de acordo com o que nos é pedido pela Direção Geral de Saúde, respeitar as regras, respeitando o distanciamento social, lavar as mãos frequentemente, porque, temos consciência que o alivio de algumas das restrições impostas, sobretudo a partir do dia 2 de maio, pode muito bem, também representar um aumento do número de casos positivos”. Endereçando uma palavra final para todos os que estão na linha da frente  de um combate, que de uma forma ou outra, a todos afeta; “Estando presente neste espaço, quero enviar uma saudação para todos os profissionais de saúde, que em todo o país tem dado o seu melhor, para garantir que os Portugueses tenham um Sistema Nacional de Saúde capaz e seguro de lhe dar as respostas necessárias”

O “Covid Drive”, começou a funcionar na terça-feira com a capacidade nesta primeira fase de efetuar 50 testes por dia. A partir da próxima semana a capacidade de resposta deverá atingir os 150 testes/dia se necessário.