A Linha de Apoio Psicológico, Social e de Saúde dedicada ao COVID-19 das Câmaras Municipais de Marco de Canaveses e de Baião já atingiu a fasquia dos 500 atendimentos no serviço que se iniciou a 30 de março e está prestes a completar 1 mês.

A linha funciona com recurso a colaboradores dos dois municípios e de um grupo de voluntários, formados nas áreas Sociais.

Destes 500 atendimentos, 96 relacionaram-se com a necessidade de apoio social, 81 com apoio psicológico e 252 com questões de âmbito médico. As restantes 71 chamadas foram solucionadas imediatamente na primeira triagem, ou seja, no contacto inicial com a linha, não carecendo de um apoio mais especializado.

Através de um telefonema gratuito, os munícipes dos dois concelhos têm à sua disposição um profissional do outro lado da linha. Esta linha encaminha ainda telefonemas de natureza clínica para os profissionais de saúde da Área Dedicada ao COVID-19, que atende cidadãos dos dois concelhos.

“Este projeto mostra como as entidades podem unir esforços para alcançar o objetivo de servir os nossos cidadãos. Numa fase de distanciamento social, a linha é um aliado importante para aliviar a tensão dos cidadãos e para que possamos todos estar mais próximos, proporcionado uma palavra amiga e encorajadora a quem dela precisa”, nota o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.

Numa altura em que a dúvida e a distância física fazem parte do dia-a-dia de crianças, adultos e idosos, esta Linha Telefónica tem sido o apoio prático para a resolução das necessidades e das preocupações que os munícipes partilham. Fazemo-lo com a certeza de que todos recebem apoio adequado, credível e circunstanciado, procurando contribuir para o aumento dos níveis de segurança e conforto emocional de todos quantos ligam. Estamos certos que somos resposta, mas também o conforto e esperança, que todos necessitam nesta situação difícil” refere a Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira.

Esta linha funciona todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, entre as 10h00 e as 18h00, através do número de telefone 800 50 50 40.

Este é o segundo projeto em que as autarquias de Baião e Marco de Canaveses colaboram para enfrentar o COVID-19.

O primeiro consistiu na montagem logística da Área Dedicada ao COVID-19 (ADC), que atende doentes de Baião e de Marco de Canaveses e que funciona no concelho marcuense, junto ao Hospital Santa Isabel.