O Município do Marco de Canaveses, aprovou em reunião de Câmara, realizada esta segunda-feira, 27 de abril, uma proposta de apoio financeiro, no valor de 25.200 euros à CERCIMARCO, através da celebração de um contrato de cooperação, procurando deste modo, auxiliar as inúmeras atividades desenvolvidas por esta entidade, de carácter permanente ou continuado durante o presente ano.

Recorde-se que o apoio financeiro do Município à CERCIMARCO foi reforçado em 2019 em mais 7200 euros, após mais de 15 anos sem haver atualização do valor.

A instituição tem, Centro de atividades ocupacionais de Avessadas que apoia 25 jovens com deficiência moderada ou grave/profunda. Dispõe de centro de atividades de tempos livres que dá apoio a 20 crianças a partir dos 6 anos de idade, a maioria com dificuldades de adaptação escolar. Em Alpendorada, está sediado o complexo CERCIMARCO, que integra lar residencial para 16 utentes em regime de permanência ou temporário, centro de atividades ocupacionais para 30 utentes que frequentam a instituição, e ainda o serviço de apoio domiciliário para 30 pessoas que recebem a prestação de cuidados individualizados nas suas casas.

A Cercimarco tem ainda um acordo de cooperação para a intervenção Precoce na infância ELI Marco /Baião, tendo um conjunto de técnicos, equipa de intervenção precoce na infância, que trabalham diretamente com mais de 60 crianças.

“A CERCIMARCO é uma instituição muito importante, para a qual a Câmara Municipal deve olhar com especial atenção. O trabalho meritório da instituição ao longo destes 33 anos merece o nosso agradecimento e sentimento de orgulho pelo papel importante que desempenha e não só”, diz Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

Também recentemente, a Câmara Municipal atribuiu uma verba adicional de 5 mil euros à CERCIMARCO para a aquisição de uma viatura.