A Câmara Municipal do Marco de Canaveses vai avançar com a requalificação da ligação viária entre a Rua Eng.º Manuel Carneiro Geraldes e a Rua Santa Casa da Misericórdia, junto à Igreja de Santa Maria. Com um investimento previsto em 280 mil euros, esta intervenção consiste na criação de um percurso automóvel (cerca de 100m), de sentido único, onde atualmente  existe apenas um percurso pedonal.

O projeto, da responsabilidade do Arquiteto Álvaro Siza Vieira tal como a Igreja de Santa Maria, contempla o alargamento da via atual, que obriga a demolição do muro existente a Norte, e a construção de um novo com o aproveitamento do granito. Prevê também a construção de muros de suporte, em betão armado rebocado, e umas escadas de acesso ao Adro do Complexo Paroquial da Igreja.

Para a Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, “esta requalificação não é apenas construir o muro de suporte no arruamento já existente, trata-se de resolver o bloqueio na circulação no centro urbano, designadamente na zona das escolas. Por outro lado, dar continuidade à obra de um arquiteto de referência internacional, um dos mais reconhecidos, Siza Vieira, que tem no Marco uma das suas melhores e mais queridas obras, a Igreja de Santa Maria, um dos monumentos marcuenses de que mais nos orgulhamos”.

“Também vai ao encontro da nossa estratégia de valorização turística do concelho, que foi reforçada com a candidatura aprovada para a Valorização e Recuperação do Complexo Paroquial da Igreja de Santa Maria, cujo apoio do Município corresponde a cerca de 102 mil euros. Este edifício é motivo de atração de visitantes de todo o mundo, que cá vêm propositadamente para conhecê-lo, pelo que queremos reforçar essa atração e aumentar a sua capacidade enquanto âncora de desenvolvimento turístico”, destacou a Presidente da Autarquia Marcuense.

Importa referir que o projeto de alargamento da rua foi viabilizado através de uma cedência de terrenos por parte da Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses. Encontra-se em fase de contratação e prevê-se a execução a partir de junho.

Esta é mais uma obra de valorização da zona envolvente à Igreja de Santa Maria, depois da requalificação da rua Santa Casa da Misericórdia, que faz a continuidade desta nova ligação viária, já está a decorrer desde março. Esta empreitada, que se insere no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU), com um custo estimável em 230 mil euros, estará concluída, previsivelmente, no final de julho.