Espaços estão a funcionar com menos restrições

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses procedeu à contratação de serviços especializados para a manutenção e conservação dos parques verdes existentes na área do concelho.

“Com esta prestação de serviços passaremos a contar com funcionários nos parques em permanência, limpezas diárias e reforço de equipas de manutenção sempre que for necessário. O objetivo é dar uma melhor resposta na gestão e manutenção apropriada destes espaços verdes e, desta forma, disponibilizamos aos marcuenses as melhores condições para as suas atividades de recreio, desporto e lazer”, Explica Mário Bruno Magalhães, Vereador da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

O presente procedimento agora iniciado no mês de maio, visa todas as operações de manutenção e conservação dos seguintes parques verdes municipais:

• Parque Fluvial do Tâmega;
  • Parque de Lazer da Cidade;
  • Parque de Montedeiras;
  • Parque de Lazer de Alpendorada

A manutenção e conservação proposta incidem sobre as seguintes tarefas e rotinas: rega, fertilizações e correção do solo, tratamentos fitossanitários, controlo de infestantes, estabilização do material vegetal, tutoramento, poda, transplantação, reenchimento e tratamento de resíduos, mobilização do solo, monda, estabilização do material vegetal, desbaste e limpezas do material vegetal, limpezas, corte, escarificação, ressementeira, limpeza das instalações sanitárias e manutenção e regularização de circuitos pedonais.

O investimento por parte da Câmara Municipal é superior a 120 mil euros e prevê os serviços de manutenção durante um ano.

Entretanto a Autarquia já levantou algumas restrições à utilização dos parques aplicadas no âmbito das medidas de combate à propagação da pandemia da covid-19.

“Os parques voltam a funcionar sem algumas das restrições que estavam impostas, mas é importante que os marcuenses mantenham o sentido de responsabilidade que têm tido até aqui, evitando comportamentos que coloquem em causa a própria saúde e a de todos”, alerta Mário Bruno Magalhães.