Suspensas desde a declaração do Estado de Emergência, as feiras realizadas no concelho do Marco de Canaveses vão ser retomadas a partir de dia 29 de maio. 

A Câmara aprovou o plano de contingência da Feira do Marco, que vai agora ser enviado às juntas de freguesia onde também se realizam feiras, que têm de aprovar o próprio plano de contingência: Alpendorada, Várzea e Torrão, Bem-Viver, Soalhães e Santo Isidoro e Livração. 

De acordo com o calendário, a primeiras feiras a serem realizadas são as da Livração e Soalhães (Sexta-feira, 29 de maio), seguindo-se Alpendorada e Bem-Viver (sábado, dia 30 de maio) e Marco (quarta-feira, dia 3 de junho)

“Sabemos da importância que tem para os feirantes, muitos deles marcuenses, o retomar da sua atividade e por isso, depois reunidas a as condições, aprovamos o plano que permite a realização da feira municipal, e agora as juntas de freguesia também farão o seu”, diz Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal. 

De acordo com o plano de contingência da feira do Marco, os feirantes terão de cumprir as seguintes regras:

– usar máscara, podendo ser complementado com o uso de viseira e luvas;

– disponibilizar aos clientes solução antissética de base alcoólica.

– o atendimento terá de ser efetuado de forma organizada, sendo apenas permitido o atendimento de um cliente por cada vendedor. 

– o produtos alimentares só podem ser manuseados pelos feirantes e seus colaboradores;

Para os clientes também é obrigatório o uso de uso de máscara, podendo ser complementado com o uso de viseiras e é recomendada a permanência do nos recintos da feira apenas pelo tempo estritamente necessário.

A Câmara Municipal vai promover, na Feira do Marco do próximo dia 3 de junho, uma ação de sensibilização sobre os hábitos de segurança a ter em conta.