A Câmara Municipal do Marco de Canaveses vai assegurar o pagamento dos salários dos colaboradores das juntas de freguesia que estiveram impossibilitados de trabalhar nas escolas durante o período do Estado de Emergência.

A decisão surgiu após uma reunião do Executivo Municipal com os presidentes de junta de freguesia, no passado dia 17 de abril, em que estes deram conta da dificuldade financeira para cumprir os contratos celebrados, pois o encerramento das escolas privou as juntas das receitas provenientes das refeições escolares e das atividades de apoio à animação e família. Apesar da quebra, mantiveram-se, no entanto, todas as despesas inerentes ao pessoal não docente, integrado no Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas.

“Tendo em conta que durante este período de suspensão de atividades letivas presenciais, estes e estas colaboradoras asseguram um conjunto de tarefas muitíssimo importantes de apoio aos alunos, às famílias e à comunidade, foi redigida proposta de Contrato de Cooperação, a ser deliberada  no próxima reunião de Câmara, que contempla atribuir às Junta de Freguesia do Concelho, um apoio financeiro extraordinário para suportar as despesas inerentes ao pessoal não docente dos estabelecimentos de ensino”, explica Cristina Vieira.

O apoio às juntas a atribuir pela Câmara Municipal para este efeito poderá atingir um máximo global estimado de 207 mil euros.