Em virtude da necessidade da retoma, ainda que gradual, da atividade dos cuidados de saúde primários, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Tâmega entendeu necessário reestruturar serviços, libertando os recursos humanos, para responder eficazmente às solicitações da população, tendo informado as autarquias do encerramento da Área Dedicada Covid-19 (ADC) a partir da próxima segunda feira.

Os Marcuenses e Baioneses terão agora a partir dessa data, as respetivas   Unidades de Saúde disponíveis para continuar a prestar os indispensáveis cuidados de saúde à população.

Os dois Municípios vão, no entanto, manter em funcionamento a Linha de Apoio Covid-19 através do número 800 50 50 40.

Uma vez que as áreas dedicadas de atendimento ao Covid-19 consomem recursos humanos de forma significativa e que o evoluir da pandemia nos concelhos do Marco de Canaveses e Baião não justifica a diminuição da capacidade de resposta às restantes situações, o ACeS decidiu encerrar a ADC instalada no Marco de Canaveses a partir do dia 25 de maio, segunda-feira.

Os utentes devem continuar a privilegiar o contacto telefónico ou outros meios não presenciais como o email, para contacto com todas as unidades de saúde.

A ADC do Marco de Canaveses foi instalada no Hospital Santa Isabel, num trabalho conjunto das autarquias do Marco de Canaveses e de Baião, em articulação com as autoridades de saúde.

O atendimento aos doentes Covid-19 do território do Baixo Tâmega, passará a ser cumprido pela ADC Amarante, que funciona todos os dias das 8h00 às 20h00.