A Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega (AFEDT), sediada no Marco de Canaveses, através da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), submeteu uma candidatura à Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants. Com um investimento de cerca de 190 mil euros, o financiamento deste Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu corresponde a 85% do valor.

A candidatura denominada “GeoForest – TS: Proteger e adaptar a floresta do Tâmega e Sousa” tem como objetivo dotar a região da CIM-TS de uma plataforma colaborativa comum, que permite a visualização e exploração de informação geográfica, em tempo real, relativa aos espaços florestais. Este projeto será desenvolvido até março de 2023.

O projeto GeoForest, lançado em 2017, pela AFEDT, conta com a colaboração das Autarquias do Marco de Canaveses, de Amarante e de Cinfães. Esta nova candidatura tem como premissa alargar a colaboração dos Municípios que integram a CIM-TS. São também entidades participativas deste novo programa a Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional, CRL; a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Associação para uma Gestão Florestal Responsável – AGFR – FSC Portugal.

Para a Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, presente na reunião do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, para a deliberação da submissão da candidatura, “trata-se de um importante projeto, uma vez que permite concentrar, num único local, um conjunto vasto de informação referente aos espaços florestais que muitas vezes se encontra dispersa pelas várias entidades, e maioritariamente em formato de papel. Esta plataforma permite também a disponibilidade da informação sobre a rede de pontos de água, as faixas de gestão de combustível executadas e planeadas, o fogo controlado e a área ardida, em tempo real e em qualquer parte”, reforçou a Autarca.