A Câmara Municipal do Marco de Canaveses lançou esta sexta-feira, dia 29 de maio, o concurso público para a construção de uma nova ponte viária sobre o rio Ovelha, na freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada. A empreitada representa um investimento financeiro da Autarquia num valor base de 594 mil euros.

O concurso visa a demolição da atual Ponte de Várzea e a construção de uma nova infraestrutura em betão armado e pré-esforçado, com um comprimento de cerca de 60 metros, uma faixa de rodagem de 6 metros e um passeio de 1,5 metros de largura.

A nova estrutura vai dar resposta a uma questão que aguarda há muitos anos por uma solução definitiva. A atual ponte não tem capacidade de tráfego e não oferece condições de segurança para a passagem de veículos pesados, pelo que estão proibidos de circular.

“Trata-se, na verdade, de mais um esforço adicional em termos de investimento da Autarquia nesta freguesia, que acontece depois de já ter comparticipado o investimento nas obras de conservação e restauro da Ponte do Arco, em 23 mil euros. Esta nova ponte tem como objetivo permitir a reabilitação, o aumento da mobilidade e da fluência do trânsito, nesta Freguesia, assim como o desenvolvimento mais harmonioso, ambiental e arquitetónico nas margens do Rio Ovelha”, referiu a Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira.

Os trabalhos da construção da nova ponte sobre o Rio Ovelha têm início previsto para setembro. O prazo de execução desta empreitada é de 10 meses.