A Estratégia Local de Habitação, elaborada pelo Município do Marco de Canaveses, para aceder às linhas de financiamento contempladas no ‘1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação’, foi aprovada no dia 8 de junho, na reunião da Câmara Municipal.

Definida para o horizonte temporal de 2021 a 2026, a Estratégia Local de Habitação do Marco de Canaveses representa um valor estimado na ordem dos 8 milhões de euros em investimento do Município, com a comparticipação financeira do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), e assenta em quatro grandes objetivos: Reconversão e reabilitação de edifícios do Município para arrendar, designadamente as Escolas desativadas; Construção a custos controlados em zonas urbanas; Reabilitação do Parque Habitacional existente, com especial relevo para o Bairro dos Murteirados e do Talegre e arrendamento de fogos para subarrendamento a famílias enquadráveis no ‘1.º Direito’.

Para a Presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira, “este é um documento muito importante para que o Município do Marco de Canaveses possa reforçar a sua política de recuperação do parque de habitação social, pois vai permitir a candidatura a financiamento com esse fim, no âmbito do programa 1.º Direito. Trata-se de uma área prioritária, daí que tenhamos avançado, de imediato, com este trabalho, o que nos permite estar já em condições de nos colocarmos entre as primeiras autarquias a agarrar esta oportunidade”, realça.

Na elaboração do documento foram envolvidos todos os membros do Conselho Local de Ação Social (CLAS), as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e as Juntas de Freguesia, para a realização do diagnóstico e caracterização da situação habitacional no concelho.

Ainda nesta estratégia da habitação está a medida ‘Marco Habita Jovem’ cujo objetivo é apoiar financeiramente as famílias que vivem em situações de grave carência habitacional. Para além disso, o Município pretende promover a atratividade e a fixação de famílias jovens no concelho.

“Esta Estratégia Local de Habitação aliada à publicação do também primeiro Regulamento do Parque Habitacional do Município do Marco de Canaveses, diz bem da preocupação deste Executivo na reflexão e na ação sobre a promoção do direito em todos os marcuenses para poderem aspirar, para si e para a sua família, a uma habitação condigna”, destaca a Presidente da Câmara.

Para a concretização desta estratégia de habitação, a Autarquia Marcuense vai celebrar um acordo de comparticipação e financiamento por parte do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana. O documento será ainda apreciado pela Assembleia Municipal.